História do Rock #27: A complexidade estrutural é a base do estilo metal progressivo

Mesmo complexa e sem identificação de refrão e verso a estrutura não é simples, segundo Mario De Vivo

 01/05/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 04/05/2022 as 19:53
História do Rock - USP
História do Rock - USP
História do Rock #27: A complexidade estrutural é a base do estilo metal progressivo
/

No História do Rock desta semana, o professor Mario De Vivo continua a série sobre a história do heavy metal. Neste episódio é apresentado o estilo prog metal ou metal progressivo. 

Segundo De Vivo, as mudanças de ritmo e tempo ao longo da música e a complexidade estrutural, sem ser simples e sem identificação de refrão e verso, são elementos básicos do metal progressivo. Esses elementos, diz o professor, estão na canção Traveler in Time, de 1985, da banda Fates Warning, formada nos Estados Unidos. Na sequência traz a música A Fortune Lies in Lies, de 1989, da banda norte-americana Dream Theater.

Na reta final do programa De Vivo apresenta a canção Believe in Nothing, de 2000, da banda de Seattle Nevermore. E, para finalizar, apresenta a música Vicarious, de 2006, da banda californiana Tool. 

No próximo programa, para o encerramento desta série, o professor apresenta mais um gênero inusitado do metal…

Produção: Mario De Vivo e Gabriel Soares Apresentação: Mario De Vivo Edição: Gabriel Soares e Rosemeire Talamone

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.