História do Rock #22: O rock brasileiro dos anos 1980

O Rock brasileiro dos anos 1980 atingiu popularidade e qualidade ao mesmo tempo, diz o professor

Por
 26/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 05/04/2022 as 9:29
História do Rock - USP
História do Rock - USP
História do Rock #22: O rock brasileiro dos anos 1980
/

No História do Rock desta semana, o professor Mario de Vivo interrompe a história do metal para falar do rock brasileiro nos anos 1980. O episódio de hoje apresenta bandas que tocam no festival Rock Brasil 40 anos, que acontece esse mês. “Afinal, o Brasil teve dois grandes momentos de amor ao Rock: nos anos 60 com a Jovem Guarda, nos anos 80, com o Rock brasileiro atingindo popularidade e qualidade ao mesmo tempo!” ressalta o professor.

Logo no início ele apresenta a música Óculos, de 1984, da banda Paralamas do Sucesso. Na sequência ele mostra a canção Bete Balanço, também de 1984, da banda Barão Vermelho. O professor apresenta duas músicas em sequência: a primeira é Sonífera Ilha, de 1984, da banda Titãs, e a segunda é Nós vamos invadir sua praia, de 1985 da banda Ultraje a Rigor.

Na reta final do episódio Mario de Vivo apresenta a canção Mais uma de amor (geme geme), de 1982, da banda Blitz. E finalizando o programa, o professor apresenta a música Virgem, de 1987, da cantora Marina Lima.

O História do Rock está no Facebook e os ouvintes podem enviar e-mail com dúvidas e sugestões para ouvinte@usp.br.

Produção: Mario De Vivo e Gabriel Soares Apresentação: Mario De Vivo Edição: Gabriel Soares e Rosemeire Talamone

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.