História do Rock #2: Rockeiros usam a arte para mostrar seus dilemas

Esta semana De Vivo conta histórias de vida de músicos de rock através dos versos de suas canções

 26/09/2021 - Publicado há 3 anos
História do Rock - USP
História do Rock - USP
História do Rock #2: Rockeiros usam a arte para mostrar seus dilemas
/

Esta semana, no História do Rock, Mario De Vivo fala sobre os desafios de sobreviver apenas da música e se expressar através dela. Como exemplo, De Vivo conta uma história, usando as canções Paranoid, do grupo Black Sabbath, e a Your Song, de Elton John.

O dilema da crítica sobre músicas “comerciais” e “não comerciais”, segundo De Vivo, também aparece nas letras das músicas, e cita Have a Cigar, da banda Pink Floyd, que fala sobre “encontrar os homens de negócios por trás das gravadoras”. Fala ainda do cantor Roger Waters, que lançou a música Comfortably Numb, do álbum duplo The Wall. O roqueiro, informa o professor De Vivo, foi obrigado a gravar esse disco por motivos contratuais.

O embate com empresários, conta De Vivo, fez a banda californiana The Black Watch se tornar independente e, recentemente, comemorar seus 30 anos de carreira sem empresário. Como homenagem ao grupo, De Vivo encerra o episódio desta semana com uma música do The Black Watch, Emily, are you sleeping?  

Os ouvintes podem enviar sugestões e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br

Produção: Mario De Vivo e Gabriel Soares Apresentação: Mario De Vivo Edição: Gabriel Soares e Rosemeire Talamone

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.