História do Rock #15: As bandas mais antigas e representativas da Suécia

Do pop rock ao rock progressivo o episódio mostra as bandas suecas com mais representatividade

 06/02/2022 - Publicado há 2 anos
História do Rock - USP
História do Rock - USP
História do Rock #15: As bandas mais antigas e representativas da Suécia
/

No primeiro episódio do podcast História do Rock do ano o professor Mario De Vivo continua sua jornada pela Suécia. Como no primeiro episódio das bandas suecas ele apresentou as contemporâneas, neste o professor mostra as mais antigas e representativas. Logo no início apresenta a música, Listen to your heart, de 1988, da banda Roxette. 

Ainda no pop rock, o professor apresenta a música  Erase-rewind, de 1998, da banda The Cardigans. “Com Roxette e Cardigans a impressão que a gente tem é que os suecos sabem muito bem fazer pop rock, basta lembrarmos do Abba, que é um grupo pop de sucesso impressionante pelo mundo”, relata.

Já sobre o rock progressivo, De Vivo apresenta a canção Skogspromenad, de 1975, da banda Kaipa e, na sequência, a canção Pandemonium, de 2012, da banda noventista The Flower Kings. Mario De Vivo encerra o programa com uma banda mais atual, a Zool, que também traz o rock progressivo com a música Sonic Tango, de 2014. No próximo episódio a parada é na Finlândia, um país que tem poucas bandas conhecidas no Brasil, mas com um rock surpreendente.

O História do Rock está no Facebook e os ouvintes podem enviar e-mail com dúvidas e sugestões para ouvinte@usp.br.

Produção: Mario De Vivo e Gabriel Soares Apresentação: Mario De Vivo Edição: Gabriel Soares e Rosemeire Talamone

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.