História do Rock #10: Na Alemanha o rock ganhou várias vertentes

Mario De Vivo conta sobre as bandas alemãs que vão do hard rock ao experimental 

Jornal da USP
Jornal da USP
História do Rock #10: Na Alemanha o rock ganhou várias vertentes
/

No História do Rock desta semana, o professor Mario De Vivo continua a série sobre o rock europeu, especialmente no norte, e o país escolhido foi a Alemanha. De Vivo conta como a música norte-americana, e principalmente o rock, se espalhou por todo o mundo rapidamente, principalmente a partir da década de 1950. O professor também esclarece que o histórico musical e cultural influenciou e transformou o rock em cada país. 

O professor mostra as diferenças do rock em alguns países em relação ao estadunidense e o inglês e conta que o rock alemão surgiu nos anos 1960 e traz a música Rock You Like a Hurricane, de 1984, da banda alemã mais famosa, o Scorpions.

De Vivo mostra que a Alemanha teve várias vertentes do rock, não só hard rock, com a banda Scorpions, mas também o rock experimental. O professor apresenta a música Du Hast, de 1997, da banda Rammstein, e na sequência a música Aftter Eight, de 1975, da banda punk Neu. 

Em continuação às vertentes do rock alemão, De Vivo apresenta a banda progressiva Brainticket, com a música One Morning, de 1972. “A Alemanha também viveu seu momento com muitas bandas da new wave durante a década de 1980.” 

E para finalizar o programa o professor apresenta a música Antiworld, de 1982, da cantora Nina Hagen. Para o próximo episódio, De Vivo promete continuar a mostrar bandas alemãs e alguns estilos que só possuem por lá. 

O História Rock está no Facebook e os ouvintes podem enviar e-mail com dúvidas e sugestões para ouvinte@usp.br.

Produção: Mario De Vivo e Gabriel Soares Apresentação: Mario De Vivo Edição: Gabriel Soares


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.