
No podcast Fake News Não Pod desta semana, o tema em destaque é o famoso detox, que promete desintoxicar o organismo através da ingestão de sucos caseiros ou produtos naturais, como o popular suco de couve. No entanto, especialistas levantam dúvidas sobre a eficácia desses métodos, uma vez que não há comprovação científica de que eles realizam a desintoxicação o corpo, principalmente devido à falta de especificação das toxinas que seriam eliminadas durante o processo.
As toxinas são substâncias ingeridas ou produzidas como resultado do metabolismo humano e não possuem função no organismo. Um organismo saudável possui mecanismos internos, como rins, fígado, pele e pulmões, que são responsáveis por eliminar as toxinas de forma eficiente. No caso das toxinas solúveis em água, os rins têm a capacidade de eliminá-las facilmente. Já as toxinas insolúveis em água passam por um processo de modificação pelo fígado, para que possam ser eliminadas através da urina ou das fezes. Assim, o corpo é capaz de funcionar como qualquer suco supostamente detox.
Além disso, é importante mencionar que, cientificamente, o termo detox refere-se ao processo de livrar o organismo de níveis alarmantes de drogas, álcool ou venenos, em clínicas e hospitais, com acompanhamento médico especializado.
Busque por informações em fontes confiáveis para obter um conhecimento embasado e desconfie de curas milagrosas, dietas mágicas e receitas que prometem limpar o corpo.
Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone
.