Fake News Não Pod #7: Por que devemos usar máscara?

O uso de máscaras não é capaz de causar hipóxia, visto que elas não detêm a passagem de oxigênio ou outros gases, foram feitas somente para impedir a dispersão de grandes partículas

 17/03/2021 - Publicado há 3 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #7: Por que devemos usar máscara?
/

Se você já recebeu fotos, mensagens ou vídeos, afirmando que o uso prolongado de máscaras pode causar hipóxia, infecções, dentre outros malefícios, saiba que essas informações são falsas e que você deve parar de compartilhá-las imediatamente. Entenda o porquê no podcast Fake News Não Pod desta semana.

Laura Colete Cunha, acadêmica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, explica que hipóxia é um termo usado para designar condições em que há baixos níveis de oxigênio no corpo. “O uso de máscaras não é capaz de causar hipóxia, visto que a máscara não detém a passagem de oxigênio ou outros gases, a máscara foi feita para somente impedir a dispersão de grandes partículas. O vírus é transmitido a partir de grandes partículas e gotículas, por isso o uso de máscaras é essencial para conter a transmissão.”

O uso de máscaras, de acordo com as recomendações, também não facilita a proliferação de fungos ou bactérias patogênicas que poderiam causar uma infecção. Laura diz que a máscara pode conter nossos próprios microrganismos, sempre presentes na nossa boca, narinas e pele, e que não nos fazem mal algum. “O uso de máscara só é contraindicado em crianças menores de 2 anos, indivíduos inconscientes, com problemas respiratórios ou incapazes de remover a máscara sem assistência. “Fora essas exceções, todos devem usar máscaras!”

Apesar de o uso de máscaras não oferecer perigos à saúde humana, o projeto de lei 4650/20 pretende tornar não obrigatório o uso de máscaras. Segundo a autora do projeto Bia Kicis, do PSL, não existem evidências científicas que assegurem que o uso de máscaras de fabricação artesanal protejam a população contra o vírus da covid-19. Contudo, afirma Laura, um artigo publicado na revista Science, utilizando-se de técnicas de baixo custo, demonstrou que as máscaras de algodão artesanais apresentavam uma redução de 70% ou mais na emissão de partículas. 

“Apesar de a eficácia das máscaras artesanais não ser 100% , é importante salientar que o seu uso por todos reduz a probabilidade de transmissão e contaminação pelo vírus, portanto, dispensar o uso obrigatório de máscaras não é uma medida sensata, muito pelo contrário, é uma medida que põe a população em risco.”


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.