Fake News Não Pod #65: A cura dos cristais não tem comprovação científica

Estudo de 2001 não consegue diferenciar a energia emanada por um cristal e um cristal falso, feito de vidro

 01/03/2023 - Publicado há 1 ano
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #65: A cura dos cristais não tem comprovação científica
/

Aos cristais são atribuídas diversas propriedades místicas e de cura, graças à energia emanada por eles. Porém, não há estudos científicos que demonstrem que a cura pelos cristais é eficaz, pelo contrário, um estudo de 2001, apresentado no congresso europeu de psicologia, mostrou que os participantes não conseguiam distinguir os supostos efeitos de um cristal dos efeitos de um cristal falso, feito de vidro. Mas afinal o que é um cristal? E quais são suas propriedades?

Toda matéria é composta de átomos e nos cristais esses átomos estão organizados em uma estrutura que se caracteriza por sua regularidade ou periodicidade. A maioria dos cristais naturais se formam a partir de gases sob pressão na parede interior de cavidades rochosas denominadas geodos e depende de várias condições, como a disponibilidade de elementos, temperatura, pressão, dentre outros fatores. Assim, o cristal de quartzo, por exemplo, se forma quando os elementos silício e oxigênio se encontram nas proporções adequadas, sob condições de temperatura e pressão apropriadas.

Mas os cristais produzem energia? A resposta é sim, mas sem as propriedades de cura. Alguns deles, como o quartzo, possuem propriedades piezoelétricas, ou seja, geram uma corrente elétrica em resposta a um estímulo mecânico, isso permite que os cristais sejam utilizados na engenharia elétrica, por exemplo, como transdutores, ou seja, que transformam um tipo de energia em outro. Na área eletrônica os cristais têm muitas outras aplicações. 

Portanto, não acredite em curas milagrosas, busque pela medicina que é baseada em evidências.


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.