Fake News Não Pod #62: Não há evidências de que o aumento de serotonina reduza a depressão

Uma pesquisa publicada na revista “Nature” não apontou relação entre baixos níveis de serotonina em pacientes depressivos e depressão

 09/11/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 22/11/2022 as 9:42
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #62: Não há evidências de que o aumento de serotonina reduza a depressão
/

O imaginário popular associa os níveis de serotonina no cérebro com o desenvolvimento da depressão, porém essa relação não é simples, como afirma a acadêmica Laura Colete Cunha, graduanda de Ciências Biomédicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, no podcast Fake News Não Pod desta semana. Laura conta que, apesar de os antidepressivos funcionarem e serem conhecidos por aumentarem os níveis de serotonina no cérebro, artigo recente publicado na revista Nature demonstrou que não há evidências científicas robustas que associem os baixos níveis de serotonina em pacientes depressivos, ou seja, a relação entre serotonina e depressão não é tão simples quanto se imaginava. 

Laura explica que, apesar dessa descoberta, circulam na internet dietas e hábitos milagrosos que prometem aumentar os níveis de serotonina no cérebro e curar a depressão. Um desses hábitos seria o consumo de banana, fruta que de fato é rica em serotonina, contudo o hormônio não é capaz de cruzar a barreira hematoencefálica. Assim, diz Laura, “o consumo de banana não seria capaz de aumentar os níveis cerebrais de serotonina”.

Ainda de acordo com a acadêmica, outro hábito propagado nas redes é o consumo de alimentos ricos em triptofano, o aminoácido precursor da serotonina. “O consumo desses alimentos não aumenta suficientemente a proporção do aminoácido no plasma. Além disso, o transporte de triptofano, através da barreira hematoencefálica, depende da relação entre este e outros grandes aminoácidos no plasma. Essa relação, por sua vez, também é influenciada pelos níveis de insulina, ou seja, é uma relação bem complexa, pois aumentar os níveis de serotonina através da alimentação não é uma tarefa fácil.”

A acadêmica alerta: “Desconfie de dietas milagrosas e curas simples. E se você tem se sentido deprimido procure um psiquiatra ou psicólogo, que são os melhores profissionais da saúde para solucionar transtornos de humor!”.


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.