Fake News Não Pod #60: Dieta mitocondrial não tem comprovação científica

Desenvolvida por médica norte-americana, dieta mitocondrial foi aplicada em um grupo de apenas seis pessoas sem grupo controle

28/09/2022 - Publicado há 2 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #60: Dieta mitocondrial não tem comprovação científica

A fama da dieta mitocondrial e o uso de suplementos para mitocôndria têm crescido. Mas qual é a base científica dessas práticas? Segundo a acadêmica Laura Colete Cunha informa nesta edição do Fake News Não Pod, a resposta é pouca ou nenhuma evidência científica.

Mas afinal o que é a mitocôndria? Laura diz que mitocôndria é uma organela celular responsável pela respiração na célula. Localizada dentro das células, usa o oxigênio para gerar uma adenosina trifosfato ou ATP, uma molécula que funciona como o fornecedor de energia para a célula. Ou seja, é uma organela muito importante para o metabolismo celular.

A dieta mitocondrial foi desenvolvida pela médica norte-americana Terry Walhs, que fez estudos aplicando a dieta em pacientes com esclerose múltipla; esses pacientes relataram uma melhora dos sintomas da doença. Contudo, alerta Laura, o estudo não demonstra uma relação com a mitocôndria, tem um grupo de somente seis pacientes e não apresenta um grupo controle. “A relação da dieta com a mitocôndria é somente uma suposição da autora. Portanto, não há evidências científicas para dieta mitocondrial.”

Para a acadêmica, não se deve acreditar nas modas supostamente saudáveis que aparecem na internet. “Não acredite em curas milagrosas e lembre-se de buscar informações em fontes confiáveis”, afirma.

Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha