Fake News Não Pod #59: A física quântica não explica o funcionamento humano

A mecânica quântica é uma das teorias mais testadas na física e seus conceitos se aplicam ao mundo dos átomos, não ao nosso mundo

 31/08/2022 - Publicado há 2 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #59: A física quântica não explica o funcionamento humano
/

Atualmente existem muitas coisas denominadas quânticas, desde chás até o famoso coach quântico. A crença de que a consciência humana pode afetar diretamente a realidade do mundo não é nova, mas a pseudociência quântica é um fenômeno moderno! Travestida de termos físicos e científicos as terapias ditas quânticas tentam vender a cura de diversas doenças e até melhorar a produtividade. Esse é o tema do podcast Fake News Não Pod desta semana.

A acadêmica Laura Colete Cunha informa que a mecânica quântica teve seu início no começo do século 20 e contém uma série de regras segundo as quais o mundo microscópico dos átomos, prótons, elétrons, dentre outras partículas, funcionam. “Ela se distingue da mecânica criada por Isaac Newton, chamada de newtoniana ou clássica.”

A mecânica quântica, diz, é uma das teorias mais testadas na física e seus conceitos se aplicam ao mundo dos átomos, não ao nosso mundo, apesar de sermos compostos de átomos. “Seus conceitos não podem simplesmente ser estendidos para o nosso cotidiano. Da mesma forma que a física clássica não explica o funcionamento dos átomos, a física quântica não explica o funcionamento humano!”

Desconfie de curas milagrosas e das terapias ditas quânticas, busque pela medicina baseada em evidências científicas!


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.