Fake News Não Pod #56: Água com limão não deixa o sangue mais alcalino

O sistema de tamponamento do organismo deixa o sangue na faixa ideal, qualquer variação pode ser perigosa e levar à morte

 20/07/2022 - Publicado há 2 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #56: Água com limão não deixa o sangue mais alcalino
/

A famosa mistura de água com limão promete desde o emagrecimento até a cura do câncer ou da covid-19 por meio da alcalinização do sangue. Esse é o tema do Fake News Não Pod desta semana. Não é necessário ser um especialista para saber que isso se trata de conversa fiada, fake news. 

Nenhum alimento é capaz de tornar nosso sangue mais alcalino. O pH do sangue deve ser mantido em torno de 7,4 para o bom funcionamento das células. O nosso organismo tem um sistema, chamado tamponamento, que consegue manter o pH na faixa ideal. Qualquer variação para cima ou para baixo, mesmo que pequena, pode ser perigosa à saúde e até mesmo levar à morte. Um exemplo é o vômito excessivo e persistente, que pode causar alcalose, isto é, elevar o pH do sangue. Se um alimento tivesse a capacidade de alcalinizar o organismo, isso poderia causar danos à saúde. 

Mas então a água com limão não tem nenhum benefício? A água com limão tem seus benefícios sim, o limão é rico em vitamina C, então o suco de limão é uma boa fonte dessa vitamina. Além disso, o suco de limão ajuda na digestão, devido à sua acidez. Busque informações em fontes confiáveis e desconfie das curas milagrosas.


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.