Fake News Não Pod #55: Vacina em spray nasal para a covid não é o mesmo produto criado em Israel

Em fevereiro de 2021 foi anunciada a negociação com Israel do spray nasal EXO-CD24, mas esse produto não possui nenhum dado publicado acerca da eficácia contra a covid-19, não se trata de uma vacina e sim de uma proteína que teria ação anti-inflamatória

 06/07/2022 - Publicado há 2 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #55: Vacina em spray nasal para a covid não é o mesmo produto criado em Israel
/

Circula nas redes sociais um trecho de uma reportagem do programa Fantástico, transmitido pela TV Globo, sobre o desenvolvimento de uma vacina contra a covid-19 em formato de spray nasal. A legenda afirma que o atual governo, antes atacado, teria negociado o mesmo produto que é agora defendido na gravação. Trata-se de uma Fake News e isso Não Pod.  

Em fevereiro de 2021 foi anunciada a negociação com Israel do spray nasal EXO-CD24 , mas esse produto não possui nenhum dado publicado acerca da eficácia contra a covid-19, não se trata de uma vacina e sim de exossomos, isto é, pequenas vesículas contendo CD24, uma proteína que teria ação anti-inflamatória. 

A reportagem da emissora de televisão, por outro lado, fala sobre uma vacina em spray nasal. Diferente das outras vacinas intramusculares, a vacina em spray nasal estimula especialmente a imunidade de mucosa, aumentando a produção do anticorpo IgA. Como a região da nasofaringe é a primeira a entrar em contato com o vírus, um reforço nessa região poderia reduzir a transmissão viral. 

Busque informações em fontes confiáveis e não deixe de tomar os reforços vacinais.


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.