Fake News Não Pod #54: Vitamina C não cura gripes e resfriados, nem a covid-19

A vitamina C é importante para o corpo e sistema imunológico, mas pesquisas revelaram que uma simples vitamina não é capaz de curar doenças, portanto, não há provas de que a vitamina C seja capaz de curar gripes ou resfriados, muito menos a covid-19

 22/06/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 24/06/2022 as 8:06
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #54: Vitamina C não cura gripes e resfriados, nem a covid-19
/

Já faz parte do imaginário popular que a vitamina C é capaz de curar e prevenir gripes e resfriados e essa mesma concepção, agora, se estende para a covid-19. No podcast Fake News Não Pod, o tema desta semana é o incentivo que alguns influencers têm dado para a ingestão de megadoses de vitamina C para combater a covid.

Não há sombra de dúvidas de que a vitamina C é importante para o nosso corpo e sistema imunológico, mas as coisas são muito mais complexas, e uma simples vitamina não é capaz de curar doenças, portanto não há provas de que a vitamina C seja capaz de curar gripes ou resfriados, muito menos a covid-19.

Segundo os produtores do podcast, essa crença popular, de que a vitamina C cura gripes e resfriados, se iniciou na década de 60, quando Linus Pauling (ganhador do Nobel de Química) declarou que após tomar regularmente altas doses de vitamina C se sentiu mais vivo e saudável do que nunca, além de não ter sintomas de resfriados. Com isso, seu livro sobre vitamina C e resfriados se tornou um best seller. 

Apesar de alguns estudos relatarem melhora dos sintomas gripais com o uso de vitamina C, muitos não demonstram o mesmo resultado. Como exemplo, a acadêmica Laura Colete Cunha cita estudo da Universidade de Toronto, no Canadá, que dividiu os participantes em dois grupos: um recebeu pílulas de vitamina C no início dos sintomas do resfriado e outro, o controle, recebeu placebo. Após vários meses, os pesquisadores avaliaram a eficácia das pílulas e descobriram que os participantes que receberam as pílulas de vitamina C não eram significativamente mais saudáveis ​​do que aqueles que tomaram os placebos.

Não tome suplementos vitamínicos sem prescrição médica, o excesso de vitaminas também pode ser perigoso, altas doses de vitamina C, por exemplo, pode favorecer o aparecimento de pedras nos rins. Os suplementos de vitaminas não trarão benefícios à sua saúde, a não ser que você tenha deficiências vitamínicas. Lembre-se de buscar informações em fontes confiáveis, não acredite em curas fáceis.  


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.