Fake News Não Pod #53: Os níveis de dopamina não são reduzidos quando evitamos atividades superestimulantes

A nova onda de pseudociência é o jejum de dopamina, que consiste em fugir de atividades superestimulantes, como comer, ter interações sociais e usar celular, por exemplo, para que diminua a liberação desse neurotransmissor

 08/06/2022 - Publicado há 2 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #53: Os níveis de dopamina não são reduzidos quando evitamos atividades superestimulantes
/

Uma nova moda que se iniciou no Vale do Silício agora toma conta das redes sociais: o jejum de dopamina, tema do podcast Fake News Não Pod desta semana. Segundo Laura Colete Cunha, os adeptos dessa prática acreditam que temos níveis muito altos de dopamina em nosso cérebro, devido ao nosso modo de vida superestimulante. “Assim o jejum de dopamina ajudaria a nos sentirmos melhor e sermos mais produtivos.”

O jejum consiste em fugir de atividades que levem à liberação de dopamina no cérebro, o que inclui comer, ter interações sociais, usar o celular, dentre outras atividades. “Contudo, essa nova moda não passa de pseudociência”, afirma 

Laura explica que a dopamina é um neurotransmissor que está envolvido em diversas funções, como nosso sistema de recompensa, por exemplo, entre eles o prazer, o aprendizado e a motivação. “Os níveis de dopamina não são reduzidos quando evitamos atividades superestimulantes. Não existe jejum de neurotransmissor. Na realidade, os adeptos do jejum de dopamina estão se privando de atividades saudáveis, como ter interações sociais e comer.”

A ideia original do jejum de dopamina, diz Laura, proposta pelo psiquiatra norte-americano Cameron Sepah, era a de se afastar das tecnologias e buscar por atividades mais simples que te conectem consigo mesmo e com os outros. “É plausível dar um descanso ao cérebro das redes sociais, mas o efeito positivo dessa prática pouco provavelmente tem relação com a dopamina.”

Busque informações em fontes confiáveis e fique atento às supostas práticas milagrosas.


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.