Fake News Não Pod #52: A psicoterapia denominada constelação familiar não é baseada em evidências científicas

A constelação familiar foi desenvolvida nos anos de 1980 pelo teólogo e filósofo alemão Bert Hellinger, que defendia a existência de um inconsciente familiar

 25/05/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 24/08/2023 as 16:58
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #52: A psicoterapia denominada constelação familiar não é baseada em evidências científicas
/

No podcast Fake News Não Pod desta semana, a acadêmica Laura Colete Cunha traz a discussão sobre a psicoterapia denominada constelação familiar. A constelação familiar faz parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que foram institucionalizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), juntamente com outras terapias alternativas que não possuem evidências científicas acerca de seu funcionamento.

Segundo Laura, a constelação familiar foi desenvolvida nos anos de 1980 pelo teólogo e filósofo alemão Bert Hellinger, que defendia a existência de um inconsciente familiar. Em uma sessão clássica, voluntários assumem o papel de familiares do paciente e, segundo Hellinger, “campos de energia” farão com que os voluntários se comportem telepaticamente de uma certa maneira, o que trará informações sobre memórias reprimidas e conexões inconscientes dos parentes dos pacientes e de seus ancestrais.

De acordo com essa teoria, todos na família têm um papel, e a transgressão desses papéis leva à agressão, incesto, dentre outras formas de violência. Também de acordo com Hellinger, nenhuma relação sexual, mesmo de estupro, pode ser dissolvida, deixando laços emocionais permanentes. Na teoria de Hellinger existe uma clara hierarquia machista e patriarcal.

A constelação familiar é uma pseudociência, e não bastasse ela ocupar o lugar de práticas sabidamente efetivas, e, desse modo prejudicar aqueles que realmente precisam de tratamento terapêutico-psiquiátrico, ela ainda pode piorar a situação mental dos pacientes com crenças infundadas, especialmente daqueles pacientes vítimas de abuso sexual. “Será mesmo que deveríamos estar gastando dinheiro público para pagar por um tipo de psicoterapia que não contém nenhuma base científica e ainda é sexista? Busque informações em fontes confiáveis e cuidado com os tratamentos alternativos.” 


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.