Fake News Não Pod #51: O número de mortes indicado no jornal inglês “The Light Paper” não tem relação direta com a aplicação da vacina da covid-19

Os dados utilizados no jornal foram retirados de contexto e ainda tiveram uma má interpretação

Jornal da USP
Jornal da USP
Fake News Não Pod #51: O número de mortes indicado no jornal inglês "The Light Paper" não tem relação direta com a aplicação da vacina da covid-19
/

No pocast Fake News Não Pod desta semana, a acadêmica Laura Colete Cunha fala de uma publicação no Twitter que traz a seguinte manchete: A Pfizer sabia que sua vacina poderia matar. A notícia, segundo Laura, vem de um jornal inglês, conhecido por propagar teorias da conspiração,  intitulado The Light Paper. “Os dados utilizados no jornal foram retirados de contexto e ainda tiveram uma má interpretação.”

O número de mortes indicadas no texto não tem relação direta com a aplicação da vacina, como faz crer a manchete. Trata-se de notificações espontâneas feitas por pessoas ou equipes médicas de eventos ocorridos após a vacinação, que vão desde dor de cabeça até depressão. “Isso faz parte de uma estratégia de monitoramento de segurança e eficácia das vacinas. Das 1.223 mortes apontadas no texto, 454 casos são referentes a pacientes que foram imunizados, mas contraíram covid-19. A causa da morte foi um problema decorrente da doença e não da vacina”, finaliza.


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.