Fake News Não Pod #48: Não existem evidências que demonstrem qualquer relação das vacinas com a fertilidade da mulher

A vacinação contra covid-19 não contém quaisquer contraindicações para as mulheres em idade reprodutiva sendo, inclusive, recomendada para gestantes, que são grupo de risco para a doença

 30/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 31/03/2022 as 14:50
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #48: Não existem evidências que demonstrem qualquer relação das vacinas com a fertilidade da mulher
/

No podcast Fake News Não Pod, a acadêmica Laura Colete Cunha fala sobre o vídeo publicado no Twitter pelo virologista norte-americano Robert Malone, que se apresenta como um dos inventores da tecnologia que usa o RNA mensageiro nas vacinas, apesar de que participou somente da fase incipiente dessa criação, nos anos 80.

Malone questiona os imunizantes que usam a tecnologia do RNA mensageiro afirmando que pode causar danos reprodutivos e afetar as gerações futuras. Além da publicação de Malone, achamos na rede outros posts, que afirmam que a vacina causaria infertilidade e danificaria a capacidade da mulher de formar a placenta, órgão que sustenta a gravidez.

Nenhuma destas afirmações é verídica, não existem evidências que demonstrem qualquer relação das vacinas com a fertilidade da mulher.  Existem alguns casos, como a vacina da rubéola, que usa a tecnologia do vírus vivo atenuado, em que as mulheres são orientadas a esperar ao menos um mês após a vacinação para iniciar as tentativas de gestação, porém, a vacinação contra covid-19 não contém quaisquer contraindicações. Aliás, a vacinação contra a covid é recomendada para gestantes, que são grupo de risco para a doença.

A infecção pela covid-19 tem potencial para afetar a fertilidade, então é mais provável ter problemas de fertilidade pós-covid que após a vacina. Portanto, não deixe de se vacinar, proteja-se. 


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.