Fake News nâo Pod #47: É falso que o lockdown tem baixa efetividade contra a disseminação da covid-19

Estudo de 2020 do Imperial College, de Londres, apontou que, na Europa, cerca de 120 mil vidas foram salvas graças às medidas de restrição e a revista Nature publicou um extenso estudo em que os lockdowns reduziram em média  80% da transmissão do vírus da covid-19

 16/03/2022 - Publicado há 2 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News nâo Pod #47: É falso que o lockdown tem baixa efetividade contra a disseminação da covid-19
/

No podcast Fake News não Pod desta semana, a acadêmica Laura Colete Cunha informa que circulam no Facebook publicações afirmando que a Universidade John Hopkins, uma renomada universidade dos Estados Unidos,  realizou um estudo que demonstra a baixa efetividade do lockdown contra a disseminação da covid-19. A publicação teve origem na página do deputado federal pelo PSL Filipe Barros.

A Universidade John Hopkins, contudo, nunca deu autorização para a realização do estudo, apesar de um dos três autores da pesquisa, Steve Hanke, ser professor de economia, e não da área da saúde, na universidade. O estudo não passou pelas etapas técnicas recomendadas, nem foi submetido a avaliações de outros pesquisadores da área, sem contar que referencia diversos estudos inacabados e pouco diversos. 

Vale ressaltar que outros estudos já demonstraram a efetividade do lockdown nas épocas mais difíceis da pandemia. Por exemplo, o estudo de 2020 do Imperial College, de Londres, apontou que, na Europa, cerca de 120 mil vidas foram salvas graças às medidas de restrição.  A renomada revista Nature também publicou um extenso estudo em que os lockdowns reduziram em média  80% da transmissão do vírus da covid-19. 

Portanto, obedeça às medidas das autoridades sanitárias da sua região, busque informações em fontes confiáveis e não deixe de se vacinar.  


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.