Fake News Não Pod #46: O presidente da Pfizer não foi condenado pelo Tribunal Internacional de Justiça

O presidente da Pfizer não foi processado nem preso pelo FBI, e o Tribunal Internacional de Justiça é uma iniciativa privada, não reconhecida como um órgão oficial

 16/02/2022 - Publicado há 2 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #46: O presidente da Pfizer não foi condenado pelo Tribunal Internacional de Justiça
/

No podcast Fake News Não Pod desta semana, a acadêmica Laura Colete Cunha conta que notícias falsas circulam no WhatsApp afirmando que o presidente da Pfizer, Albert Bourla, teria sido condenado pelo Tribunal Internacional de Justiça. Já outras notícias afirmam até que Bourla teria sido preso pelo FBI por fraude e que as vacinas contra a covid-19 não seriam seguras para o uso em humanos, isso de acordo com o Conselho Mundial de Saúde. Obviamente, trata-se de uma fake news. Mas como surgiram esses boatos?

Primeiramente vale ressaltar que o presidente da Pfizer não foi processado nem preso pelo FBI, e o Tribunal Internacional de Justiça é uma iniciativa privada, não reconhecida como um órgão oficial, e o site do tribunal conta com matérias antivacinas. 

A entidade citada pelas notícias, o “conselho mundial de saúde”, conta com o apoio de vários grupos antivacinas e negacionistas. Dentre os grupos consta a Associação Médicos Pela Vida, sendo que o presidente do grupo, Antônio Jordão, foi indiciado pela CPI da Covid por “desestimular medidas não farmacológicas, como o uso de máscaras”, e reforçar o uso de medicamentos ineficazes para tratar a doença.

Busque informações em fontes confiáveis, e de instituições reconhecidas como a Organização Mundial da Saúde, a Anvisa, Fiocruz, dentre outras. E não deixe de se vacinar. 


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.