Fake News Não Pod #45: Vacina não foi a causa da morte de adolescente do Piauí

Informações do Ministério da Saúde entregue à família do garoto indica como causa da morte doença cardiológica congênita

02/02/2022 - Publicado há 2 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #45: Vacina não foi a causa da morte de adolescente do Piauí
/

No podcast Fake News Não Pod,  a acadêmica Laura Colete Cunha fala sobre a morte do adolescente de 15 anos da Paraíba, que faleceu dias após tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19. Ele tomou a vacina no dia 8 de outubro de 2021 e faleceu no dia 26 do mesmo mês. O Ministério da Saúde apurou o caso e descartou qualquer relação da morte com a vacina. O adolescente tinha uma doença cardiológica congênita e a família recebeu todas as informações sobre a conclusão do caso em janeiro de 2022. Mas essa notícia foi e continua sendo utilizada para questionar a segurança das vacinas em crianças.

Laura lembra que a vacinação das crianças e adolescentes é de extrema importância, apesar de muitos afirmarem que eles não estão em risco e não deveriam ser vacinados. “De fato os sintomas das crianças são, geralmente, mais leves do que dos adultos, mas a vacinação das crianças é relevante, pois protege elas e aqueles que estão em risco e barra a disseminação do vírus. Além disso, ao impedir que o vírus circule entre a população evita também o surgimento de novas variantes, que em alguns países têm elevado a morte entre as crianças, como no Brasil, cuja alta nas mortes chamou a atenção do mundo.”

Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto