Fake News não Pod #39: A vacina da Pfizer não rastreia os imunizados

Mais do que fantasiosa, essa notícia é uma fake news absurda, pois não há óxido de grafeno na composição de nenhuma vacina contra a covid-19

 10/11/2021 - Publicado há 2 anos

Circula nas redes um sociais um vídeo em que o jornalista Cláudio Lessa afirma que a Pfizer, no dia 31 de agosto, patenteou um sistema que rastreia os vacinados por meio de micro-ondas e do óxido de grafeno, que estaria presente na vacina. 

Mais do que fantasiosa, essa notícia é uma fake news absurda. Não há óxido de grafeno na composição de nenhuma vacina contra a covid-19, além de não ser possível rastrear pessoas dessa forma. O óxido de grafeno vem sendo testado como adjuvante em algumas vacinas, mas ainda não é utilizado em nenhuma delas. Adjuvantes são substâncias usadas nas vacinas para auxiliar na resposta imunológica.

A vacina da Pfizer, na realidade, é feita de nanopartículas lipídicas, isto é, pedaços microscópicos de gordura, que envolvem e protegem um fragmento de RNA mensageiro,  um fragmento genético com instruções para que as nossas células produzam a proteína Spike do SARS-CoV-2, o vírus causador da covid-19, desencadeando assim uma resposta imune contra o vírus. 

No dia 31 de agosto, de fato, foi emitida uma patente, contudo ela pertence a dois advogados israelenses sem ligação alguma com a Pfizer, a patente trata do uso de contato digital para aplicação de medidas profiláticas, isto é, preventivas, contra doenças infecciosas propagadas pelo ar, como a própria covid-19. A ideia seria aplicar as medidas profiláticas primeiro naqueles que realizam mais interações sociais para obter um melhor desempenho epidemiológico.

 Lembre-se de buscar informações em fontes confiáveis e em caso de dúvida busque por sites de verificação de fatos como o Projeto Comprova. E não deixe de se vacinar.


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.

  


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.