Fake News Não Pod #38: Afirmação do presidente Jair Bolsonaro, que associa Aids com a vacinação, é falsa

Facebook e Instagram removeram o vídeo do ar e uma ação contra o presidente já foi instaurada para que ele seja investigado pelas suas afirmações falsas

 03/11/2021 - Publicado há 2 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #38: Afirmação do presidente Jair Bolsonaro, que associa Aids com a vacinação, é falsa
/

Em 21 de outubro, em uma de suas lives semanais, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que, segundo um relatório do Reino Unido, indivíduos totalmente imunizados estão desenvolvendo mais rapidamente a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). O podcast Fake News não Pod checou e essa afirmação do presidente reproduz trechos de uma notícia falsa que associa a Aids com a vacinação. Por se tratar de uma fake news, o Facebook e Instagram removeram o vídeo do ar e uma ação contra o presidente já foi instaurada para que ele seja investigado pelas suas afirmações falsas.

Aliados do presidente ainda tentam associar o relato falso a uma notícia publicada na revista Exame, em outubro de 2020, como o esperado a reportagem não afirma nada disso. A revista Exame havia noticiado um artigo da revista The Lancet que discutia a possibilidade de vacinas contra a covid-19 que utilizam um determinado vetor viral — o chamado adenovírus do número 5—  aumentarem o risco de contrair o vírus do HIV, caso haja uma exposição. Em nenhum momento a notícia afirma que os imunizantes poderiam causar Aids.

Não existe relação entre a vacina e a Aids, doença causada pela infecção do vírus HIV, que ataca o sistema imune, reduzindo o número de linfócitos T. Caso a infecção não seja controlada, com o tratamento com antirretrovirais, é instalada a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, a Aids. Já as vacinas estimulam o sistema imune a se defender de patógenos, através da produção de anticorpos específicos  e ativação de linfócitos. “Vale lembrar que é de extrema importância que pessoas que vivem com HIV ou Aids se vacinem contra a covid-19.” 

Não deixe de se vacinar, e procure informações em fontes confiáveis.


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.