Fake News não Pod #35: É falso que jovem do Rio Grande do Sul morreu em razão da vacina contra covid-19

O morador de Vera Cruz, no Rio Grande do Sul, morreu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e sem nenhuma relação com a primeira dose da vacina que havia tomado, conforme relatos da própria família

 13/10/2021 - Publicado há 2 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod #35: É falso que jovem do Rio Grande do Sul morreu em razão da vacina contra covid-19
/

No podcast Fake News não Pod dessa semana, o assunto é mais uma vez notícias falsas associando mortes e efeitos adversos graves às vacinas. Uma dessas fake news afirma que um jovem morador da cidade de Vera Cruz, no Rio Grande do Sul, morreu em razão da vacina da covid-19. A causa da morte, na realidade, foi um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico, isto é, houve a obstrução de um vaso sanguíneo no cérebro. 

O jovem havia tomado a primeira dose da vacina há cerca de um mês antes de ser internado. Ademais, não há comprovação científica de que o AVC tenha relação com a vacina, independentemente do fabricante e sendo o paciente jovem ou não. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  também não foi notificada do evento. Todas as notificações de suspeitas de eventos adversos são avaliadas pela Anvisa a fim de buscar uma relação causal. A família do jovem, também afirma que não há relação entre a vacina e o AVC, que a notícia se trata de uma fake news. 

 Na realidade, não se vacinar e consequentemente contrair covid-19 pode aumentar suas chances de desenvolver um AVC e trombose. Portanto, não deixe de se vacinar, e busque informações em fontes confiáveis. 


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.