Fake News Não Pod #28: É falso que pessoas infectadas pela covid-19 são menos susceptíveis à reinfecção

O site Frontliner afirma que a infecção anterior pelo vírus protege sete vezes mais que a vacina da Pfizer, mas essa afirmação é falsa, pois os dados não permitem concluir tal relação e o site já foi investigado devido à publicação de outras fake news

 25/08/2021 - Publicado há 3 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #28: É falso que pessoas infectadas pela covid-19 são menos susceptíveis à reinfecção
/

Circula nas redes sociais a informação de que pessoas infectadas pela covid-19 são menos susceptíveis a serem infectadas novamente. Segundo o site Frontliner, a infecção anterior pelo vírus protege sete vezes mais que a vacina da Pfizer, isso segundo supostos dados do Ministério da Saúde de Israel. No podcast Fake News Não Pod desta semana, a acadêmica Laura Colete Cunha diz que essa afirmação é falsa, pois os dados não permitem concluir tal relação. O site Frontliner já havia sido investigado anteriormente devido à publicação de outras fake news.

O Projeto Comprova, uma grande iniciativa de verificação de fatos, contatou o Ministério da Saúde do governo israelense por e-mail, o Ministério informou que a onda de contaminações mais recente foi do dia 15 de junho até 27 de julho, em que foram diagnosticadas 24.348 novas infecções. Destes casos, 163, isto é, 0,66% ocorreram em pessoas que já haviam sido diagnosticadas anteriormente com a covid-19 e 47 destas pessoas também já estavam totalmente vacinadas e outros 12.511 novos casos, ou seja, 51,3% foram reportados em pessoas que já haviam recebido a vacinação completa. Porém, esse número de contágios se deu em parte em função da redução das medidas de proteção individual e distanciamento físico das pessoas vacinadas entre janeiro e fevereiro, o que posteriormente levou à mudança de estratégias daquele país. 

O Ministério ainda informou que seus dados mostram que a vacinação protege contra casos graves de covid-19 e sugerem que o grau de imunidade pode diminuir quando em contato com a variante Delta e de acordo com o tempo passado após a segunda dose da vacina. Todos os dados sobre mortalidade e vacinação estão disponíveis no site do Ministério da Saúde de Israel, e são atualizados diariamente. Apesar de Israel estar iniciando a aplicação da 3°dose nas faixas etárias mais avançadas, ainda não há estudos conclusivos sobre os benefícios dessa medida. 

Não deixe de se vacinar, e busque informações em fontes confiáveis. 


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.