Fake News Não Pod #26: Hospitais não estão sem pacientes de covid como aparecem em alguns vídeos nas redes sociais

Assessoria de Imprensa do Hospital São Lucas, no Rio de Janeiro, afirma que o vídeo não foi gravado naquela unidade e, sim, na Santa Casa de Misericórdia de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, quando uma ala de covid-19 foi desativada; mesmo assim esse hospital continua com pacientes de covid internados

 11/08/2021 - Publicado há 3 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #26: Hospitais não estão sem pacientes de covid como aparecem em alguns vídeos nas redes sociais
/

Esta semana no podcast Fake News Não Pod, a acadêmica Laura Colete Cunha fala do vídeo que circula nas redes sociais, supostamente gravado no Hospital São Lucas, no Rio de Janeiro, em que aparece o hospital sem pacientes de covid-19 e os funcionários comemoram. 

A assessoria de imprensa do Hospital São Lucas Copacabana informou que o vídeo não foi filmado na unidade e, apesar de os casos de covid-19 terem diminuído no hospital, ainda há pacientes em tratamento na unidade de saúde. O vídeo na realidade foi gravado no Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, em julho, quando um andar do hospital foi fechado; contudo, esse hospital continua com pacientes de covid-19 internados. 

O mesmo vídeo é usado para divulgar informações falsas em outros Estados. É importante ressaltar que a queda no número de ocupações hospitalares em determinadas regiões não justifica o afrouxamento das medidas de distanciamento social, uso de máscaras dentre outras medidas sanitárias. Com o progresso da vacinação, o número de óbitos e internações diminui entre os grupos de risco ou grupos prioritários, como os idosos e portadores de doenças crônicas, pois as vacinas são especialmente efetivas contra os casos graves. Porém a transmissão permanece intensa entre os que ainda não foram imunizados. 

Portanto, segundo os pesquisadores do Observatório Fiocruz Covid-19, a intensificação da campanha de vacinação, o reforço à atenção primária à saúde, além da adequação das práticas de vigilância em saúde por parte do SUS são essenciais para a melhora da pandemia, assim como as medidas de proteção individual, como o distanciamento físico e o uso de máscaras. Busque informações em fontes confiáveis e não deixe de se proteger. 


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.