Fake News Não Pod #25: Não há supernotificação de mortes por covid-19

Na pandemia o padrão de mortes notificado na população aumentou, segundo estudo publicado por pesquisadores na revista “Reports in Public Health”, e as mortes por causas respiratórias em oito metrópoles brasileiras nos seis primeiros meses da pandemia foram de 312%; os dados sugerem uma alta subnotificação de mortes por covid-19

 04/08/2021 - Publicado há 3 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #25: Não há supernotificação de mortes por covid-19
/

Já estamos há mais de um ano vivenciando a pandemia da covid-19 e mesmo assim muitos continuam a insistir que a pandemia não é tão grave, que há mais mortos de covid-19 registrados do que há na realidade. No podcast Fake News Não Pod desta semana, a acadêmica Laura Colete Cunha diz que é mais que delirantes esses discursos, são falaciosos e explica o porquê de não poder se falar de uma supernotificação de mortos.

Laura lembra que o presidente da República é um dos defensores da supernotificação, e chegou a afirmar que 50% das mortes por covid-19 em 2020 não foram pela doença. “Trata-se de uma afirmação vazia, sem evidência alguma, pois o Tribunal de Contas da União (TCU) esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que suportam a supernotificação de mortes.” 

O que os estudos científicos apontam, na realidade, é que há uma subnotificação de mortos, isto é, há mais indivíduos morrendo de covid-19 do que o notificado. Na pandemia o padrão de mortes notificado na população aumentou, segundo estudo publicado por pesquisadores na revista Reports in Public Health. O excesso de mortes por causas respiratórias em oito metrópoles brasileiras nos seis primeiros meses da pandemia foi de 312%, sendo que a cidade de Manaus, no Amazonas, apresentou o maior excedente, de 758%, e a cidade de São Paulo, o menor, de 174%. Essa elevada porcentagem de mortes excedentes, além das mortes fora do hospital, sugerem uma alta subnotificação de mortes por covid-19.

Busque informações em fontes confiáveis, e não subestime a pandemia da covid-19, use máscaras e mantenha o distanciamento social.


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.