Fake News Não Pod #23: A ivermectina não deve ser usada para prevenir ou tratar a covid-19

Atualmente, a ivermectina só é comprovadamente eficaz no tratamento de determinadas infecções parasitárias, como ascaridíase, filariose e contra piolhos

Jornal da USP
Jornal da USP
Fake News Não Pod #23: A ivermectina não deve ser usada para prevenir ou tratar a covid-19
/

O podcast Fake News Não Pod traz informações sobre a ivermectina, medicamento utilizado no chamado “kit covid”.  Assim como a hidroxicloroquina, a ivermectina não deve ser usada para prevenir ou tratar a covid-19, conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Em 23 de junho de 2021 a Universidade de Oxford incluiu a ivermectina no grande projeto de estudos clínicos intitulado Principle, que estuda diversas drogas com potencial terapêutico contra a covid-19. A justificativa para incluir a ivermectina no estudo tem por base estudos in vitro demonstrando que a ivermectina reduz a replicação viral. Essa informação foi extrapolada em fake news, que afirmam que a ivermectina é eficaz contra a covid-19. É importante salientar que o Principle ainda não demonstrou a efetividade da ivermectina contra a covid-19. 

Atualmente, a ivermectina só é comprovadamente eficaz no tratamento de determinadas infecções parasitárias, como ascaridíase, filariose e contra piolhos. Seu mecanismo de ação consiste em ativar canais de cloro presentes nas células desses parasitas, provocando uma forte despolarização e, consequentemente, uma paralisia tônica e morte dos parasitos.

O uso indiscriminado da ivermectina pode ser perigoso, especialmente para pacientes com insuficiência hepática ou que fazem uso do medicamento varfarina. Por isso seu uso só deve ser feito sob prescrição médica, levando-se em consideração a medicina baseada em evidências. 

Busque informações em fontes confiáveis, não tome medicamentos sem prescrição e lembre-se que somente o uso de máscaras, distanciamento social e as vacinas podem nos proteger neste momento.


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.