Fake News Não Pod #15: A desinfecção de objetos ou superfícies que tiveram contato com o vírus é extremamente recomendada

A transmissão por superfícies pode acontecer, apesar de não ser a principal rota de contaminação; mas, na maioria dos casos, a limpeza de superfícies com sabão e detergente já é suficiente para reduzir o risco

 26/05/2021 - Publicado há 3 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #15: A desinfecção de objetos ou superfícies que tiveram contato com o vírus é extremamente recomendada
/

No podcast Fake News Não Pod desta semana a acadêmica Laura Colete Cunha traz informações sobre a transmissão pelo novo coronavírus por contato com superfícies. No início da pandemia, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos conduziu um estudo em parceria com cientistas norte-americanos que avaliava a sobrevida do vírus em diferentes superfícies. A desinfecção de qualquer objeto ou superfície que possivelmente teve contato com o vírus era extremamente recomendada.

Contudo, no dia 5 de abril de 2021, o CDC atualizou seu posicionamento. Novos estudos sugerem que o risco de infecção pelo sars-cov-2 através de superfícies é baixo comparado ao risco de transmissão por gotículas, aerossóis ou contato direto, esse risco é inferior a 1 em 10 mil. Outro estudo constatou que a desinfecção de superfícies uma ou duas vezes ao dia não alterava as chances de transmissão, porém, a higiene das mãos era capaz de reduzir esse risco. 

É importante lembrar que a transmissão por superfícies pode acontecer, apesar de não ser a principal rota de contaminação e que, portanto, precisamos ficar atentos. Na maioria dos casos, a limpeza de superfícies com sabão e detergente já é suficiente para reduzir o risco. O uso de desinfetantes para limpeza de superfícies é recomendado quando há um caso ou suspeita de covid-19 dentro do ambiente. O risco também pode ser reduzido com a lavagem regular de mãos e o uso de máscaras, para evitar a deposição de partículas contaminadas. 

Quando há um caso ou suspeita de covid-19 dentro de um ambiente fechado, além do uso de desinfetantes, é essencial melhorar a ventilação do ambiente, visto que a transmissão aérea é a principal rota de contaminação do vírus. O distanciamento social, evitar lugares aglomerados ou mal ventilados e o uso adequado de máscaras são as principais medidas de proteção.


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.