Em Dia com o Direito #22: Votar é exercer a democracia e deixar um legado histórico

A eleição é o momento em que o cidadão exerce sua cidadania e escolhe o melhor destino para a sociedade, diz o professor Cézar Cardoso de Souza Neto da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto

19/10/2022 - Publicado há 1 ano
Em Dia com o Direito - USP
/

No podcast Em Dia com o Direito desta semana o acadêmico Valter Franco de Souza Junior conversa com o professor de Teoria Política da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, Cézar Cardoso de Souza Neto, sobre voto e democracia. Com a aproximação do segundo turno das eleições aumenta a responsabilidade de todos os cidadãos que comparecem às urnas e, com isso, também surgem dúvidas sobre o voto e sua importância.

Segundo Souza Neto, os votos brancos e nulos representam, muitas vezes, a insatisfação do eleitor, especialmente no Brasil, onde o voto é obrigatório. Mas o professor lembra que comparecer no local de votação é um exercício de cidadania. “O comparecimento às urnas e exercer a democracia é um legado histórico.”

Para o professor, esse processo que começou em Atenas, na Grécia, há muitos séculos, onde só alguns cidadãos, homens brancos livres e com mais de 21 anos, podiam votar, foi uma conquista. “Com o passar do tempo outros grupos, como estrangeiros, por exemplo, começaram a querer participar desse importante momento de decisão na organização da nossa vida, da nossa sociedade, buscando e escolhendo os melhores destinos para todos nós.”

Por isso, para o professor, essa é uma luta pela cidadania, pelo direito de escolher, portanto “todos devem votar e ajudar a sua cidade, seu estado e seu país a escolher os melhores programas, as melhores opções, para que juntos construam um futuro melhor para todos”.

EM DIA COM O DIREITO
Produção: Professor Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
Coprodução e apresentação: Rosemeire Talamone
Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Você pode sintonizar a Rádio USP em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.

.