Em Dia com o Direito #18: Registro protege marca contra a utilização e a reprodução indevida

Um dos principais patrimônios de um empreendimento, a marca, se não for registrada adequadamente, pode sofrer com reproduções no mesmo segmento de negócios e prejudicar a imagem da empresa

 13/07/2022 - Publicado há 2 anos
Em Dia com o Direito - USP
Em Dia com o Direito - USP
Em Dia com o Direito #18: Registro protege marca contra a utilização e a reprodução indevida
/

O podcast Em Dia com o Direito desta semana fala sobre a marca, um dos principais patrimônios de uma empresa, e sobre o registro de marca, forma jurídica de oficializar uma marca e, consequentemente, protegê-la contra a utilização e a reprodução indevida. 

De acordo com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), a marca é um sinal distintivo visualmente percebido que identifica e diferencia serviços e produtos de empresas.

Quem fala sobre o assunto é o acadêmico Rafael Lima da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP. Segundo Lima, “a marca é uma maneira de individualizar a empresa, como o McDonald’s e a Apple, por exemplo, que possuem marcas que são rapidamente associadas”.

No meio jurídico, Lima explica que o registro de marca garante o uso exclusivo do símbolo em todo o território nacional em um ramo econômico específico. Feito através do Inpi, o registro de marca funciona como um seguro para que a marca igual ou muito semelhante não seja utilizada no mesmo segmento de negócios.

O processo de registrar uma marca passa por quatro etapas distintas: exame formal para verificação do pedido de registro; publicação em revista de propriedade intelectual; exame de mérito para analisar a possibilidade de registro nos limites legais; e decisão final, para determinar se o pedido será aceito ou não. Se aceito, é necessário pagamento de taxa para emissão de certificado que garante a exclusividade da marca.


EM DIA COM O DIREITO
Produção: Professor Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
Coprodução e apresentação: Rosemeire Talamone
Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Você pode sintonizar a Rádio USP em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.