Em Dia com o Direito #13: Mandado de segurança é remédio constitucional para proteger direitos líquidos e certos

Previsto no artigo 5º da Constituição Federal de 1988, mandado de segurança age como mecanismo de defesa contra a falta da digna prestação de serviços públicos

 04/05/2022 - Publicado há 2 anos
Em Dia com o Direito - USP
Em Dia com o Direito - USP
Em Dia com o Direito #13: Mandado de segurança é remédio constitucional para proteger direitos líquidos e certos
/

O podcast Em Dia com o Direito desta semana fala sobre o mandado de segurança, um instrumento jurídico com a finalidade de proteger direitos líquidos e certos. O recurso está previsto nos incisos 69 e 70 do artigo 5º da Constituição Federal de 1988, regulamentado pela lei 12.016 de 2009. 

Quem fala sobre o assunto é o advogado e aluno do curso de especialização da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, Richard Silva Ferfoglia Maguim. Ele conta que o mandado de segurança é considerado pelo universo jurídico como um remédio constitucional e funciona como mecanismo de defesa contra a falta de uma digna prestação de serviços públicos. 

O mandado de segurança pode ser individual ou coletivo, sendo este quando o direito violado pertencer a várias pessoas e qualquer uma delas agir em prol do grupo. “O individual, como o próprio nome já diz, diz respeito à ação voltada para um único indivíduo”, explica Maguim.

Este episódio foi produzido com a participação de Rafael de Moraes Pessati e Regina Lucia da Silva. 

Ouça no link acima a íntegra do boletim Em Dia com o Direito.


EM DIA COM O DIREITO
Produção: Professor Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
Coprodução e apresentação: Rosemeire Talamone
Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Você pode sintonizar a Rádio USP em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.