Durante pandemia, grupo da USP oferece atendimento psicológico on-line e gratuito

Restrito apenas para membros da comunidade uspiana, o atendimento organizado por profissionais do Instituto de Psicologia da USP é realizado em sessões agendadas, exclusivamente na internet

13/05/2020 - Publicado há 4 anos
Jornal da USP +
/

Seja pelo medo de ficar doente, de perder alguém, ou mesmo pela ansiedade provocada pelo longo período em isolamento, não há quem não sinta no corpo e na mente algum efeito da pandemia. Pensando no sofrimento psicológico crescente que permeia a população durante a crise do novo coronavírus, o Instituto de Psicologia (IP) da USP estruturou um programa de atendimento on-line para atender alunos, professores e funcionários que compõem a comunidade USP.

Para participar, os interessados devem se cadastrar no site da iniciativa. Após o preenchimento do formulário oficial, a equipe entra em contato em até 2 dias úteis para efetuar o agendamento da primeira consulta via videoconferência.

De acordo com o professor Pablo Castanho, um dos coordenadores do projeto, a ansiedade é a queixa prevalente não apenas nos formulários recebidos, mas também registrada pelos próprios psicólogos que efetuam os atendimentos. Para Castanho, “uma das particularidades que a literatura da psicologia em situações de pandemia coloca é que quem está atendendo também está submetido aos mesmos fatores estressantes que a maior parte da população”.

Por isso, o professor reforça a importância do braço educativo do projeto, que oferece capacitação aos psicólogos colaboradores e os qualifica para o trabalho necessário neste momento. Para o psicólogo, a iniciativa emergencial presta auxílio não apenas ao público atendido diretamente, mas também ao traçar modelos de referência para profissionais da área, modelos que são fundamentais na linha de frente do combate à pandemia.

Para saber mais, é possível entrar em contato com a equipe de atendimento pelo e-mail psi.online@usp.br.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Reportagem: Giovanna Stael
Produção: Denis Pacheco