Olhar Brasileiro #1: Dolores Duran deu forma poética a sentimentos femininos

Cantora carioca foi pioneira também em abrir espaço para as mulheres no cenário musical brasileiro

 27/05/2021 - Publicado há 3 anos
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #1: Dolores Duran deu forma poética a sentimentos femininos
/

No segundo e último programa da série que aborda a obra da cantora e compositora carioca Dolores Duran (1930-1959) – apresentado no dia 23 de maio de 2021 -, o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MH), exibiu músicas de Dolores Duran interpretadas por grandes nomes da música popular brasileira, como Elza Soares, Ná Ozzetti, Gal Costa e Maria Bethânia.

“Pode-se dizer que, por causa de Dolores Duran, ocorre uma mudança significativa no cenário musical”, afirmou o apresentador de Olhar Brasileiro, o pesquisador Omar Jubran. “Primeiro, em relação à abertura de espaço para as compositoras. Segundo, por ter imprimido linguagem poética aos sentimentos e ressentimentos femininos.”

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado na forma de podcast no Jornal da USP e nas principais plataformas digitais agregadoras de podcasts. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.