Diversidade em Ciência#9: Paulo Farah fala sobre a migração e refúgio de árabes, africanos e sul-americanos no Brasil e no mundo

Farah pesquisa o fenômeno de refugiados e apátridas na contemporaneidade e faz análise da xenofobia e discriminações que africanos e sul-americanos de países pobres sofrem no Brasil

 06/09/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 09/09/2021 às 9:40
Diversidade em Ciência - USP
Diversidade em Ciência - USP
Diversidade em Ciência#9: Paulo Farah fala sobre a migração e refúgio de árabes, africanos e sul-americanos no Brasil e no mundo
/

O professor Ricardo Alexino Ferreira entrevista Paulo Daniel Farah, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Ele é mestre e doutor em Linguística e Teoria Literária pela USP, com especialização e Pós-Doutorado no Egito, Síria e Kuwait.

Farah é coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África da USP; coordenador do Grupo de Diálogos Interculturais do Instituto de Estudos Avançados da USP; vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades da FFLCH; e diretor do Centro de Pesquisa Bibli-Aspa.

É autor dos livros: Deleite do estrangeiro em tudo o que é espantoso e maravilhoso: estudo de um relato de viagem bagdali  (Editoras Biblioteca Nacional do Brasil, Biblioteca Nacional da Argélia, Biblioteca Nacional da Venezuela); O Islã (PubliFolha); Gramática da Língua Árabe para Estudantes Sul-Americanos (Edições Bibli-Aspa); Diálogos e Resistências: a África no Brasil e o Brasil na África (Edições Bibli-Aspa e Publicações NAP Brasil-África).


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.