Diversidade em Ciência #55 – Vladimir Herzog, assassinado pela ditadura militar e símbolo da liberdade de expressão e direitos humanos

A entrevista é com seu filho Ivo Herzog, que fala sobre a dignidade humana e sobre o seu pai como ícone da luta pela democracia

 25/07/2022 - Publicado há 2 anos
Diversidade em Ciência - USP
Diversidade em Ciência - USP
Diversidade em Ciência #55 - Vladimir Herzog, assassinado pela ditadura militar e símbolo da liberdade de expressão e direitos humanos
/

No Diversidade em Ciência, o professor Ricardo Alexino Ferreira entrevista Ivo Herzog, presidente do Conselho do Instituto Vladimir Herzog e membro da comissão Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, que todos os anos reconhece jornalistas que se destacaram na divulgação de fenômenos relacionados a direitos humanos.

Ivo Herzog é filho do jornalista Vladimir Herzog, assassinado pela ditadura militar do Brasil em 25 de outubro de 1975, nas dependências do DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna), órgão do Exército que funcionou de 1979 a 1985. Na época do assassinato, Vladimir era diretor de Jornalismo da TV Cultura e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP).

Herzog estudou Engenharia Naval na USP e na Harvard Kennedy School. E fez, também, MBA na Michigan State University, nos Estados Unidos. Ele fala sobre direitos humanos, sobre o Instituto Vladimir Herzog e sobre o jornalista Vladimir Herzog.

Texto: Ricardo Alexino Ferreira


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.