Diversidade em Ciência #10: Giselle Gubernikoff fala sobre a evolução das linguagens do cinema frente às novas tecnologias e mudanças sociais

A cineasta já passou por diversos gêneros, como cinema novo, cinema da boca do lixo, cinema publicitário, cinema documental, com passagem também pela televisão. Para ela, o audiovisual agrega importantes linguagens e narrativas da contemporaneidade

Por
Jornal da USP
Jornal da USP
Diversidade em Ciência #10: Giselle Gubernikoff fala sobre a evolução das linguagens do cinema frente às novas tecnologias e mudanças sociais
/

 

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Giselle Gubernikoff, professora titular do Departamento de Artes Visuais da ECA-USP e do Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da USP.

Giselle é cineasta, tendo atuado no cinema brasileiro, em produção, roteiro, direção, continuidade e montagem cinematográfica. Ela trabalhou com diretores como Roberto Santos, Paulo Cesar Sarraceni, Raquel Gerber e Nelson Pereira dos Santos e produtores como Aurora Duarte e Anibal Massaini. Atuou também no cinema publicitário e em produções televisivas.

É autora do livro Cinema, Identidade e Feminismo: Imagem e Sedução (lançado pela Editora Pontocom).

Em sua entrevista, ela fala sobre o cinema como linguagem, narrativa e tecnologia. E também fala sobre o incêndio na Cinemateca Brasileira, ocorrido em final de julho deste ano, onde estavam muitas das suas produções desenvolvidas na ECA-USP.


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://jornal.usp.br/radio/

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.