Destaque do Ciência USP #27: O que as estradas nos contam sobre povos antigos?

Neste episódio, conversamos com Maria Cristina Nicolau Kormikiari Passos, professora do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, que comenta a descoberta de uma série de avenidas funerárias em um povoado do noroeste da Arábia

Por
 05/04/2022 - Publicado há 2 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Destaque do Ciência USP #27: O que as estradas nos contam sobre povos antigos?
/

Em um artigo publicado na revista The Holocene em janeiro deste ano, pesquisadores da Universidade da Austrália Ocidental encontraram avenidas funerárias de um povoado do noroeste da Arábia. A estrutura foi construída na Idade do Bronze, um período entre anos 3000 e 1200, antes de Cristo.

Na descoberta, o grupo de arqueólogos utilizou imagens de satélite, fotografias aéreas, pesquisas de campo e escavações numa área de 160 mil metros quadrados para localizar e analisar as avenidas funerárias.

O trabalho mostrou que as populações residentes da Península Arábica 4.500 anos atrás eram mais conectadas social e economicamente entre si do que até então se imaginava.

Para explicar melhor como essa pesquisa foi realizada, conversamos com Maria Cristina Nicolau Kormikiari Passos, professora do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Ela é uma das coordenadoras do Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga e estuda o Mediterrâneo Antigo e a sociedade Fenícia.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica
Reportagem e Narração: Karina Tarasiuk
Produção: Denis Pacheco
Edição de Som e Composição Musical: André Leite e Angélica Peixoto, com supervisão de Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.