Destaque do Ciência USP #26: Por que a coroa solar é mais quente que a superfície do Sol?

Neste episódio, conversamos com Enos Picazzio, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, que explica a dinâmica de aquecimento do interior do Sol

Por
 22/03/2022 - Publicado há 2 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Destaque do Ciência USP #26: Por que a coroa solar é mais quente que a superfície do Sol?
/

Em um artigo publicado na revista Physical Review Letters em janeiro deste ano, pesquisadores do Helmholtz-Zentrum Dresden-Rossendorf, na Alemanha, apresentaram um modelo que explica um grande dilema, presente na astronomia desde a década de 1940, envolvendo o Sol.

O trabalho procura entender por quais motivos a alta atmosfera do Sol, ou a coroa solar, é consideravelmente mais quente que a baixa atmosfera – algo que, fisicamente, parece improvável. A equipe confirmou experimentalmente a predição teórica das ondas de plasma, também chamadas de ondas de Alfvén, descobertas em 1942.

Para explicar como essa pesquisa foi realizada, conversamos com Enos Picazzio, professor do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica
Reportagem e Narração: Karina Tarasiuk
Produção: Denis Pacheco
Edição de Som e Composição Musical: André Leite, Angélica Peixoto e Malu Ferreira, com supervisão de Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.