Destaque do Ciência USP #26: Por que a coroa solar é mais quente que a superfície do Sol?

Neste episódio, conversamos com Enos Picazzio, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, que explica a dinâmica de aquecimento do interior do Sol

22/03/2022 - Publicado há 2 anos
Ciência USP - USP

Em um artigo publicado na revista Physical Review Letters em janeiro deste ano, pesquisadores do Helmholtz-Zentrum Dresden-Rossendorf, na Alemanha, apresentaram um modelo que explica um grande dilema, presente na astronomia desde a década de 1940, envolvendo o Sol.

O trabalho procura entender por quais motivos a alta atmosfera do Sol, ou a coroa solar, é consideravelmente mais quente que a baixa atmosfera – algo que, fisicamente, parece improvável. A equipe confirmou experimentalmente a predição teórica das ondas de plasma, também chamadas de ondas de Alfvén, descobertas em 1942.

Para explicar como essa pesquisa foi realizada, conversamos com Enos Picazzio, professor do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica