Destaque do Ciência USP #22: Qual é o análogo quântico da transição de fase da água?

Neste episódio, conversamos com Julio Larrea, professor do Instituto de Física da USP, que explica sua própria pesquisa de comparação do estado supercrítico da água com um sistema quântico

Por
Jornal da USP
Jornal da USP
Destaque do Ciência USP #22: Qual é o análogo quântico da transição de fase da água?
/

Em um artigo publicado na revista Nature no primeiro semestre deste ano, pesquisadores da USP, da Escola Politécnica Federal de Lausanne (Suíça) e da Universidade de Amsterdã (Holanda) descobriram um magnético quântico análogo ao ponto crítico da água.

Neste estudo, cientistas analisaram o estado supercrítico da água, no qual as fases líquida e gasosa coexistem, e descobriram que essa condição é semelhante a um sistema quântico magnético. 

Para explicar como essa descoberta foi feita, conversamos com Julio Larrea, professor do Instituto de Física (IF) da USP, e primeiro autor do artigo publicado.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica
Reportagem e Narração: Caio César Pereira e Karina Tarasiuk
Produção: Denis Pacheco
Edição de Som e Composição Musical: André Leite, com supervisão de Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.