Destaque do Ciência USP #19: Como nosso cérebro consegue aprender?

Neste episódio, conversamos com André Frazão Helene, professor do Instituto de Biociências da USP, que explica quais são os mecanismos do cérebro humano que nos permitem aprender e memorizar

Por
 19/10/2021 - Publicado há 3 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Destaque do Ciência USP #19: Como nosso cérebro consegue aprender?
/

Em um artigo publicado na revista Nature no primeiro semestre deste ano, pesquisadores da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, revelaram qual é a estrutura dos receptores chave envolvidos no processo de memória e aprendizagem.

O estudo observou a organização dos receptores de glutamato, um tipo de neurotransmissor envolvido na comunicação entre as células nervosas. Os receptores estão localizados no hipocampo, uma região central do cérebro. Com base nos resultados da pesquisa, será possível desenvolver uma série de tratamentos para condições neurológicas, como a epilepsia.

Para explicar como essa pesquisa foi realizada, conversamos com André Frazão Helene, professor do Instituto de Biociências (IB) da USP.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica
Reportagem e Narração: Karina Tarasiuk
Produção: Denis Pacheco
Edição de Som e Composição Musical: André Leite e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.