Destaque do Ciência USP #16: Quais são os impactos da falta de sono?

Neste episódio, conversamos com Mario Pedrazzoli, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, que explica quais são os impactos que a falta de sono traz à saúde

Por
 07/09/2021 - Publicado há 3 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Destaque do Ciência USP #16: Quais são os impactos da falta de sono?
/

Em um artigo publicado na revista Annals of Behavioral Medicine em julho deste ano, pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, examinaram como noites consecutivas de perda de sono impactam a nossa saúde física e mental.

O estudo analisou dados de pouco mais de 2 mil pessoas adultas relativamente saudáveis, e quase metade delas teve, no mínimo, uma noite dormindo menos do que o habitual. Durante oito dias seguidos, os pesquisadores registraram as informações sobre a saúde mental e física dos voluntários, e a partir daí puderam mensurar os impactos da falta de sono.

Para explicar como essa pesquisa foi realizada, conversamos com Mario Pedrazzoli, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem e Narração: Karina Tarasiuk
Produção: Denis Pacheco
Edição de Som e Composição Musical: Guilherme Calaça e André Leite, com supervisão de Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.