Destaque do Ciência USP #13: Como polvos são afetados pelas mudanças climáticas?

Neste episódio, conversamos com José Eduardo Marian, professor do Instituto de Biociências da USP, que explica como as mudanças climáticas e a acidificação dos oceanos estão impactando a vida dos polvos

27/07/2021 - Publicado há 3 anos
Ciência USP - USP
/

Em um artigo publicado na revista University of Chicago Press Journals no início deste ano, pesquisadores da Universidade de Walla Walla, em Washington, examinaram os efeitos da acidificação da água em polvos. O objetivo do estudo foi analisar o impacto da atividade humana nos oceanos e também como os polvos estão se adaptando a essas mudanças.

O estudo observou a exposição dos polvos à elevação de gás carbônico na água, que torna os oceanos mais ácidos, e mediu o metabolismo desses animais a curto e a longo prazo.

Para explicar como essa pesquisa foi realizada, conversamos com José Eduardo Marian, professor do Instituto de Biociências (IB) da USP. Marian pesquisa a biologia e a evolução dos cefalópodes, que são os polvos e as lulas.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Reportagem e Narração: Karina Tarasiuk
Produção: Denis Pacheco