Destaque do Ciência USP #13: Como polvos são afetados pelas mudanças climáticas?

Neste episódio, conversamos com José Eduardo Marian, professor do Instituto de Biociências da USP, que explica como as mudanças climáticas e a acidificação dos oceanos estão impactando a vida dos polvos

Por
 27/07/2021 - Publicado há 3 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Destaque do Ciência USP #13: Como polvos são afetados pelas mudanças climáticas?
/

Em um artigo publicado na revista University of Chicago Press Journals no início deste ano, pesquisadores da Universidade de Walla Walla, em Washington, examinaram os efeitos da acidificação da água em polvos. O objetivo do estudo foi analisar o impacto da atividade humana nos oceanos e também como os polvos estão se adaptando a essas mudanças. 

O estudo observou a exposição dos polvos à elevação de gás carbônico na água, que torna os oceanos mais ácidos, e mediu o metabolismo desses animais a curto e a longo prazo. 

Para explicar como essa pesquisa foi realizada, conversamos com José Eduardo Marian, professor do Instituto de Biociências (IB) da USP. Marian pesquisa a biologia e a evolução dos cefalópodes, que são os polvos e as lulas.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem e Narração: Karina Tarasiuk
Produção: Denis Pacheco
Edição de som e Composição Musical: André Leite e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.