Destaque do Ciência USP #12: Como cientistas usaram o laser para manipular antimatéria?

Neste episódio, conversamos com o professor Alexandre Suaide, do Instituto de Física da USP, que explica como cientistas da chamada colaboração Alpha conseguiram resfriar a antimatéria utilizando o laser

Por
Jornal da USP
Jornal da USP
Destaque do Ciência USP #12: Como cientistas usaram o laser para manipular antimatéria?
/

Em um artigo publicado na revista Nature, em março deste ano, pesquisadores da colaboração Alpha baseada no Cern, sigla da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, anunciaram a primeira manipulação de antimatéria baseada em laser do mundo.

Ao resfriar a antimatéria utilizando o laser, os pesquisadores foram capazes de realizar uma variedade de testes de precisão para investigar mais a fundo as características da antimatéria, incluindo experimentos que podem iluminar as simetrias fundamentais do Universo.

Para explicar como o estudo foi realizado, conversamos com o professor Alexandre Suaide, do Instituto de Física (IF) da USP, que atualmente trabalha em dois experimentos internacionais, um em parceria com o laboratório Brookhaven, nos Estados Unidos, e outro, no próprio Cern, na Europa.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem e Narração: Caio César Pereira
Produção: Denis Pacheco
Edição de som e Composição Musical: André Leite, Guilherme Calaça e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.