Destaque do Ciência USP #08: Como a possibilidade de vida em Vênus se tornou dióxido de enxofre?

Nesta edição, conversamos com Roberto Dias da Costa, professor e pesquisador do Departamento de Astronomia da USP, sobre a probabilidade de ser dióxido de enxofre, e não fosfina, a molécula encontrada na alta atmosfera de Vênus

Por
Jornal da USP
Jornal da USP
Destaque do Ciência USP #08: Como a possibilidade de vida em Vênus se tornou dióxido de enxofre?
/

Em um artigo publicado no periódico Astrophysical Journal no começo deste ano, astrônomos da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, divulgaram que a possível detecção de fosfina em Vênus, revelada em setembro de 2020, poderia ser, na realidade, dióxido de enxofre, um gás comum na atmosfera do planeta.

Para explicar detalhes sobre como e porquê o estudo chegou a essa conclusão, conversamos com o astrônomo Roberto Dias da Costa, professor do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem e Narração: Caio César Pereira
Produção: Denis Pacheco
Edição de som e Composição Musical: André Leite e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.