Destaque do Ciência USP #05: O que as crateras de Plutão contam sobre sua composição?

Nesta edição, conversamos com o professor Carlos Grohmann, do Instituto de Energia e Ambiente da USP, coorientador de uma pesquisa que investigou crateras no mais distante corpo celeste do Sistema Solar

Por
Jornal da USP
Destaque do Ciência USP #05: O que as crateras de Plutão contam sobre sua composição?
/

Em um artigo publicado na revista Remote Sensing em janeiro deste ano, geólogos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da USP argumentaram que o planeta anão Plutão pode ser constituído por uma proporção maior de rochas do que se havia previsto em observações anteriores.

Para explicar detalhes sobre a pesquisa de mestrado do geólogo Caio Villaça, autor principal do artigo, que teve orientação do professor Álvaro Crósta, do Instituto de Geociências da Unicamp, conversamos com o professor Carlos Grohmann, do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, coorientador do trabalho. 

Para saber mais, acesse a matéria Em Plutão, mais rochas e menos gelo, publicada pela Revista Fapesp.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem e Produção: Denis Pacheco
Edição de som e Trilha Sonora: André Leite e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.