Destaque do Ciência USP #02: Qual é a idade do Universo?

Nesta edição, conversamos com o professor Eduardo Cypriano, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, para explicar quais são as inúmeras variáveis no cálculo da idade do Universo

23/02/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 14/04/2021 as 12:44
Ciência USP - USP
Destaque do Ciência USP #02: Qual é a idade do Universo?

Na virada de 2020, em um artigo publicado no Journal of Cosmology and Astroparticle Physics, um grupo de pesquisadores liderados pelo astrônomo Steve Choi, da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, utilizou geometria cósmica para chacoalhar a comunidade científica sugerindo a marca dos 14 bilhões de anos como a idade oficial do Universo.

Para explicar como esse cálculo foi efetuado, o Destaque do Ciência USP desta semana conversa com o professor Eduardo Cypriano, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica