Destaque do Ciência USP #01: Seria o vidro líquido um novo estado da matéria?

A partir deste ano, toda quinzena, o Destaque do Ciência USP explica uma notícia que intrigou o mundo da ciência, com a ajuda de especialistas da USP

Por
 09/02/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 14/04/2021 as 12:44
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Destaque do Ciência USP #01: Seria o vidro líquido um novo estado da matéria?
/

Em janeiro desse ano, uma equipe interdisciplinar de pesquisadores na Alemanha publicou um artigo no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, comprovando a descoberta de um tipo de vidro líquido, com elementos estruturais antes desconhecidos. O achado possibilitou novas percepções sobre a natureza do vidro e as suas transições.

Para explicar a descoberta, o Destaque do Ciência USP desta semana conversa com o professor Antonio Martins Figueiredo Neto, membro do Grupo de Fluidos Complexos do Instituto de Física (IF) da USP. 

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem e Produção: Denis Pacheco
Edição de som e Trilha Sonora: André Leite e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.