De Papo Pro Ar #80: Lucas Torneze fala sobre a viola caipira

Spalla da Orquestra Paulistana de Viola Caipira desde 2002, o músico fala desse importante instrumento da cultura brasileira

 22/03/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 29/03/2023 as 14:33
De papo pro ar - USP
De papo pro ar - USP
De Papo Pro Ar #80: Lucas Torneze fala sobre a viola caipira
/

Lucas Torneze, spalla da Orquestra Paulistana de Viola Caipira e professor do Instituto São Gonçalo de Estudos Caipiras Paulistano, é o convidado do podcast De Papo Pro Ar.

Ele vem de uma família de músicos e iniciou os estudos ainda criança, aos 9 anos de idade, sob influência de seu pai, o maestro Rui Torneze. Além de disseminar a viola e a cultura caipira, Lucas toca e compõe peças para o instrumento, trabalhando em prol da formação de orquestras de viola em todo o país.

Com a Orquestra Paulistana de Viola Caipira, apresentou-se em mais de 300 cidades brasileiras, dividindo o palco com artistas de renome nacional e internacional. Em 2010 fez uma turnê por Portugal, passando por cidades como Coimbra, Vila Real, Alíjo, entre outras.

Lucas também fala do lançamento de Fronteirando, sua primeira música autoral, que já está disponível em todas as plataformas; ainda serão lançadas outras quatro músicas, que vão integrar um álbum.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 17 de março de 2023. De Papo Pro Ar é transmitido sempre às sextas-feiras, depois das 18 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quartas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo radialista Cido Tavares.

As edições anteriores de De Papo Pro Ar estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.