
Waldir Azevedo nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 27 de janeiro de 1923, e faleceu em São Paulo, em 20 de setembro de 1980. Foi um grande músico e dominava vários instrumentos. “Mas foi o cavaquinho que o consagrou já que ele retirou desse instrumento o papel de mero acompanhante no choro e o colocou em destaque como instrumento-solo”, diz o apresentador Cido Tavares, no podcast De Papo Pro Ar.
O podcast presta homenagem ao centenário de nascimento do autor do clássico da MPB, o choro Brasileirinho, entrevistando o pianista e arranjador Marco Bernardo, autor do livro Waldir Azevedo: um cavaquinho na história (Irmãos Vitale), mostrando porque a história do instrumento no Brasil é contada antes e depois desse grande músico.
Ouça o podcast no link acima.
Este podcast reproduz o programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 27 de janeiro de 2023. De Papo Pro Ar é transmitido sempre às sextas-feiras, depois das 18 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quartas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo radialista Cido Tavares.
As edições anteriores de De Papo Pro Ar estão disponíveis neste link.